EQAVET

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Docs

Documentação

01
Etapas

Enquadramento

A abordagem ao sistema de qualidade EQAVET, com o objetivo de proceder a uma gestão da qualidade, assente numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta formativa, permite-nos analisar a ação, aferir impactos, potencialidades e aspetos a melhorar. Identificar claramente o ciclo de qualidade (Planeamento, Implementação, Avaliação e Revisão – PIAR), subjacente ao EQAVET.

Todo o processo de implementação possibilitou a criação de equipas permanentes de planeamento, coordenação e suporte às ações, ferramentas e processos digitais facilitadoras de processos interoperativos de monitorização.

 

Indicadores de qualidade contratualizados:

1 – Taxa de Conclusão dos cursos

2 – Taxa de colocação no mercado de trabalho e prosseguimento de estudos

3 – Taxa de diplomados empregados avaliados pelos empregadores

02
Etapas

Planeamento

Critério de Qualidade

O planeamento reflete uma visão estratégica partilhada pelos stakeholders e inclui as metas/objetivos, as ações a desenvolver e os indicadores adequados.

Descritores Indicativos

  • As metas/objetivos políticos europeus, nacionais e regionais são refletidos nos objetivos locais fixados pelos prestadores de EFP
  • São fixados e supervisionados metas/objetivos explícitos
  • É organizada uma consulta permanente com as partes interessadas a fim de identificar necessidades locais/individuais específicas
  • As responsabilidades em matéria de gestão e desenvolvimento da qualidade foram explicitamente atribuídas
  • O pessoal participa desde o início do processo no planeamento, nomeadamente no que se refere a desenvolvimento da qualidade
  • Os prestadores planeiam iniciativas de cooperação com outros prestadores de EFP
  • As partes interessadas participam no processo de análise das necessidades locais
  • Os prestadores de EFP dispõem de um sistema de garantia da qualidade explícito e transparente
03
Etapas

Intervenção

Critério de Qualidade

Os planos de ação, concebidos em consulta com os stakeholders, decorrem das metas/objetivos visados e são apoiados por parcerias diversas.

Descritores Indicativos

  • Os recursos são adequadamente calculados/atribuídos a nível interno tendo em vista alcançar os objetivos traçados nos planos de aplicação
  • São apoiadas de modo explícito parcerias pertinentes e abrangentes para levar a cabo as ações previstas
  • O plano estratégico para desenvolvimento das competências do pessoal indica a necessidade de formação para professores e formadores
  • O pessoal frequenta regularmente formação e desenvolve cooperação com as partes interessadas externas com vista a apoiar o desenvolvimento de capacidades e a melhoria da qualidade e a reforçar o desempenho
04
Etapas

Avaliação

Critério de Qualidade

As avaliações de resultados e processos regularmente efetuadas permitem identificar as melhorias necessárias.

Descritores Indicativos

  • A autoavaliação é efetuada periodicamente de acordo com os quadros regulamentares regionais ou nacionais, ou por iniciativa dos prestadores de EFP
  • A avaliação e a revisão abrangem os processos e os resultados do ensino, incluindo a avaliação da satisfação do formando, assim como o desempenho e satisfação do pessoal
  • A avaliação e a revisão incluem mecanismos adequados e eficazes para envolver as partes interessadas a nível interno e externo
  • São implementados sistemas de alerta rápido
05
Etapas

Revisão

Critério de Qualidade
Os resultados da avaliação são utilizados para se elaborarem planos de ação adequados à revisão das práticas existentes.

Descritores Indicativos

  • São recolhidas impressões dos formandos sobre as suas experiências individuais de aprendizagem e o ambiente de aprendizagem e ensino. São utilizadas conjuntamente com as impressões dos professores, para inspirar novas ações
  • É dado amplo conhecimento público da informação sobre os resultados da revisão
  • Os procedimentos de recolha de feedback e de revisão fazem parte de um processo estratégico de aprendizagem da organização
  • Os resultados do processo de avaliação são discutidos com as partes interessadas, sendo elaborados planos de ação adequados